Lasanha vegetariana

Adoro lasanha, mas não lido com presunto e dispenso bolonhesa. Desde sempre, meu ideal de lasanha é sem esses ingredientes. Quando mais nova, pedindo pra mamai substituir por peito de peru e molho ao sugo. Hoje, experimentando novas ideias de “recheio”, cheguei numa receita que amo e que tem agradado meus queridos.
Quando encontro, compro a massa pronta (aquela seca, direto ao forno) verde. Fica mais legal. Mas nem sempre tem no supermercado, então vai a normal mesmo.
O segredo, pra mim, está no molho: branco de espinafre. BEM fácil e nutritivo. Cozinho um maço grande de espinafre conforme expliquei no post anterior e pico bem picadinho, reservo. Na própria panela, coloco uma colher de margarina ou manteiga, refogo uma cebola grande picadinha e volto o espinafre já cozido e picadinho. À parte, misturo uma colher bem cheia de farinha de trigo ou maizena num copo de leite (uso desnatado), despejo no refogado e vou acrescentando leite (quase um litro), sempre mexendo. Não sei medidas exatas, vou vendo se engrossa ou fica líquido demais e aumentando a farinha ou o leite se necessário. Tempero com sal, noz moscada, uma colher de requeijão e um pouquinho de fondor, se tiver. Depois de conseguir a consistência de molho (nem aguado, nem grosso demais), desligo e acrescento uma caixinha pequena de creme de leite, testo o sal e pronto.
Para a montagem, ralo duas cenouras, pico uma xícara de azeitonas, um vidro de palmito e uma xícara de queijo branco.
Num refratário médio, coloco um fio de azeite, uma concha do molho branco, uma camada de massa, cubro com molho, cenoura e muçarela. Coloco massa, molho, palmito e muçarela. Mais uma camada: massa, molho, queijo branco, azeitonas e muçarela. Finalizo com a massa, molho e parmesão ralado.
Cerca de 40 minutos ao forno, coberta com papel alumínio, mais 10 minutos sem papel para gratinar. Cada forno é um forno, então a dica é acompanhar pra conhecer o tempo do seu.
Fica muuuito delícia, saudável apesar dos queijos, com um crocante gostosinho da cenoura ralada e com um colorido lindo.

 

 

A foto não favorece, mas garanto: essa lasanha é puro amor ❤

Um comentário sobre “Lasanha vegetariana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s