Torta de cebola

Tem uma receita de torta de cebola que super impressiona, pelo sabor e apresentação, mas que dá zero trabalho. Desde que a vi no Paladar, do Estadão, faço com relativa frequência e, ó, sucessinho garantido. É legal pra servir quando vai receber uma visita, ou quando vai visitar alguém. Mas é uma opção boa de jantar, acompanhada de saladinha de folhas. Quem curte? ❤
É legal fazer numa forma de fundo removível, pq td que é bonito merece ser mostrado e essa torta é assim, todatoda exibida. Passa até por comprada pronta numa dessas casas bacanas, pode enganar seus convidados que eles cairão, rysos.

Primeiro, a massa: 100 gramas de manteiga, 1 xícara e meia de farinha de trigo (às vezes, uso metade integral e funciona bem) e duas colheres de sal. Mistura bem com a mão, até soltar dos dedos. A orientação original era de abrir com rolo e depois colocar na forma. Eu não tinha nem espaço, nem rolo, então comecei fazendo assim e tornei como padrão: pedacinho por pedacinho, moldando na forma, tipo quebra-cabeça. Tem que fazer o fundo e a lateral, ok?

Pro recheio, mais fácil ainda: precisa fatiar em rodelas finas três cebolonas grandes (ou umas cinco normais) e refogar num pouquinho de azeite, deixando-as bem transparentes, macias, mas não douradas. No liquidificador, bato três ovos com uma lata de creme de leite, sal e pimenta do reino a gosto.

Aí vamos pra forma que já está toda forradinha de massa, acomodo a cebola refogada em toda a área e despejo o líquido do liquidificador. Por cima, 100 gramas de parmesão e prontinho.
Uns 30 minutos de forno, ou até dourar.
Fica com aquela textura boa de quiche, bem leve e saborosa.

Torta ❤

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s