Risoto de camarão e limão siciliano

Nham! Fiz um dos meus risotos preferidos pra receber uma das minhas pessoas preferidas da vida: minha amiga-irmã de infância (sim, a gente é amiga desde os 4 anos, pensa?!). É o de camarão com limão siciliano.

Como era pra um jantar no meio da semana, nao rolava exagerar. Era pra ser um jantarzinho e só. Então, fiz uma xícara (cheia) de arroz arbóreo. O processo é o mesmo que uso sempre, mas vou relembrar aqui (com esse detalhe de que foi uma porção pequena, para duas pessoas, sem repetições e gordices sem fim).

Começo colocando um litro de água para esquentar, neste caso com um caldo de legumes. Ele será o caldo do cozimento do nosso arroz.

Compro um saquinho de camarão limpo e cozido, congelado, que custa super baratinho. Nem sei quanto peso tem, mas é pouco, tipo, enche um bowl (daqueles de cereal, sabe?) e só. Então, na panela em que farei o risoto coloco um pouco de azeite, deixo esquentar bem e dou um sustinho nos camarões. É só pra grelhar e tirar. Reservo ele e começo o passo-a-passo básico do risoto: meia cebola pequena picadinha, refoga; uma xícara de arroz arbóreo, refoga; meia xícara de vinho branco, evapora o álcool. E começamos a acrescentar o caldo (que tá quentinho lá na outra panela, lembra?) aos poucos, sempre mexendo o arroz para cozinhá-lo por igual.

Quando ele estiver no ponto (= cozido, mas durinho, sem ser farinhento) e sem caldo (nada de arroz boiando na água, só aquela cremosidade <3), volto os camarões grelhadinhos, uma colher (generosa) de manteiga, uns 100g de parmesão e mexo bem. Desligo e acrescento um pouquinho (tipo uma, duas colheres) de suco de limão siciliano e raspas dele. Perfume maravilhoso invade a cozinha e, tchanan, temos um jantar à altura da convidada, o puro abraço interno <3.

 

SavedPicture-2014822151641.jpg

 

PS: Esse da foto é de uma outra vez que fiz, que inclui palmito (tão bom quanto).

É que no jantar desta terça não rolou tempo pra foto, só pra conversas e risadas e amô!

Um comentário sobre “Risoto de camarão e limão siciliano

  1. Ives!!!!! So li agora!!!! Amei!!! Obrigada por tudo!!! Pelo jantar maravilhoso!!! Pela companhia, pelas risadas, pelo carinho e pela amizade incondicional!!! te amo!!! beijo beijo

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s