O primeiro cheesecake a gente nunca esquece

Hoje eu resolvi confundir receita nova com amor, experimentando fazer meu primeiro cheesecake. E não é que foi amor à primeira tentativa?

Amo cheesecake, mas nunca tinha feito. Não sei pq. Só sei que gamei nessa receita do cream cheese Philadelphia (mas, como sempre, adaptei pro meu gosto e pra minha realidade), corri no supermercado comprar tudo que não tinha em casa e eis-me aqui admirando o resultado (ainda muuuito passível de melhorias), toda orgulhosa ❤

geleiaPrimeiro, a geléia pra cobertura. Sim, fiz minha própria geléia de morango e, uau, que delícia. Eu tinha uma caixa de morangos congelados e levei eles ao fogo direto, sem descongelar, com uma xícara (chá) de açúcar (na próxima vez, vou tentar com menos açúcar, se vc tentar me conta o resultado, please) e suco de meio limão. Vai demorar, mas isso vai, sim, virar uma geléia. Tudo que você precisa ter: paciência. Tudo que você precisa fazer: mexer cuidadosamente, de vez em quandinho, pra não fazer lambança no fogão. Quando tiver bem grossa, com os morangos desfeitos, tá bom. Reserva pq vc vai precisar usar ela fria.

 

massa

Aí vamos pra massa: um pacote de bolacha maizena triturada (eu fiz na mão, mas originalmente deve-se triturar no liquidificador ou processador), 3 colheres (sopa) de manteiga sem sal derretida (15 segundinhos no micro-ondas) e uma colher (chá) de canela. Mistura até formar uma farofa e forra uma forma de aro removível (nessa receita acho ela fundamental, o cheesecake fica muuuito mais ❤ se desenformado). Leva ao forno por 5 a 10 minutinhos, só pra dar uma pré-assada nela. Deixa ela ali num cantinho.

 

Então vamos pro cheeeese: na batedeira, mistura 600g de cream cheese (usei light Polenghi, pq tarra na promoção – sou dessas) com uma xícara (chá) de açúcar e 3 ovos. Nessa parte eu tb mudaria uma coisa: bateria primeiro os ovos, pra aumentar bem o volume, e depois acrescentaria os demais. Achei que meu cheesecake ficou meio baixinho, meio tímido; poderia ter ficado mais altão. Enfim. À parte, levo ao fogo 1 xícara (chá) e meia de creme de leite fresco (sim, gente, tem que ser o fresco pra ir ao fogo tranquilamente) e uma barra (170g) de chocolate branco (usei Laka, nham!) picado. Mistura até o chocolate derreter e pronto. Mistura o conteúdo da panela com o conteúdo da batedeira e temos o recheião delícia.

Vamos montar? Pega a forma com a massinha pré-assada, despeja o recheio todo e leva ao forno (que já tava pré-aquecido quando a gente colocou a massa antes, lembra? eu nem desligo justamente pra isso) em 180-200 graus, marromenos, por 50 minutos. Aí você deixa esfriar um pouco, leva à geladeira por 3 horas marromenos, desenforma e coloca a geléia por cima.

x1 x2

Se alguém tiver uma receira diferentona de cheesecake ou se fizer esta, me conta? Eu confudirei fácil com amor.

 

2 comentários sobre “O primeiro cheesecake a gente nunca esquece

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s